Planejamento para Abertura de Empresa: Como Montar o seu Projeto
Planejamento para Abertura de Empresa: Como Montar o seu Projeto
Conheça o passo a passo para abrir uma empresa e iniciar um novo negócio
Saber como agir na hora de começar o planejamento para abertura de empresa é essencial para garantir que este momento ocorra sem contratempos e com mais tranquilidade.
A fase inicial de consolidação da ideia de um novo negócio exige que o empreendedor se planeje estratégica e financeiramente para tirar os planos do papel. Afinal, são muitas as burocracias e os investimentos necessários para abrir uma empresa.
Para te ajudar a compreender se o seu negócio será viável e quais eventuais ajustes você precisará fazer para evitar um fechamento precoce, vamos apresentar aqui as principais dicas para abertura de uma empresa. Boa leitura!
1. Estabeleça o objetivo principal do empreendimento
Pergunte-se: “que tipo de empresa quero ter?”. Vai criar e vender algum produto específico, prestar um serviço ou ambas as coisas?
Planeje de maneira estratégica e verifique até que ponto você tem capacidade de realizar este projeto por conta própria.
Evite tomar decisões na base da emoção e ajuste seus objetivos de maneira realista para que se encaixem nas suas possibilidades.
Além disso, busque o apoio de entidades como o Sebrae, que possui muitos conteúdos e cursos de qualidade para o estímulo a novos negócios.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas tem, inclusive, um manual completo sobre como elaborar planejamento para abertura de empresas, que traz informações sobre formatos de negócios, investimento inicial, marcas e patentes, planejamento tributário, entre outros temas.
2. Crie um Modelo de Trabalho
Depois de ter estabelecido seus objetivos é hora de criar um modelo de trabalho. Ou seja, de responder à pergunta: “como farei este negócio funcionar?”.
Você pode começar pensando no seu modus operandi. Pretende alugar um espaço para realizar as atividades do seu negócio ou prefere trabalhar de casa?
Vai montar uma equipe própria ou pretende contar com colaboradores freelancers? Qual será o formato jurídico e tributário? Analise todas estas questões com calma.
3. Elabore um Plano de Negócios
Ter um plano de negócios em mãos é essencial para garantir que você consiga se orientar durante o processo de planejamento para abertura de empresa. Para isto, o primeiro passo é realizar uma análise de mercado.
Durante este processo, você deve identificar como está o setor no qual você atua. Leve em consideração quais são as expectativas e necessidades do seu público-alvo e quais são os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes.
Em seguida, crie um plano operacional para definir como pretende que seja o funcionamento diário da empresa.
Pense na quantidade de colaboradores que vai precisar, como vai vender produtos ou serviços e faça uma análise de fornecedores, no caso de não ter autonomia absoluta sobre seu processo de produção.
Identifique fornecedores em potencial e compare seus preços para conseguir o melhor custo-benefício para o seu orçamento, que deve ser estruturado com calma em um plano financeiro.
Este planejamento engloba todos os investimentos que você vai precisar realizar, seu capital de giro e custos com materiais, fornecedores, funcionários, aluguel, luz, água e outros.
Estabeleça o quanto tem e quanto irá gastar no planejamento para abertura da empresa, a fim de garantir que ela consiga funcionar sem empecilhos até começar a lucrar.
Também não se esqueça de elaborar um bom plano de marketing para organizar como o empreendimento será divulgado.
Analise sua clientela para entender os meios pela qual ela se comunica, quais serão as ferramentas mais adequadas para estabelecer esta comunicação, qual será o tom de voz usado e quais ações estão previstas.
Vale ressaltar que todo este processo de análise deve estar respaldado por pesquisas sérias e dados e informações de fontes de credibilidade. Só assim será possível ter uma base fundamentada no que diz respeito ao seu planejamento para abertura de empresa.
Conte com a Mentor Contábil!
Contar com parceiros experientes no processo de abertura de empresa faz toda a diferença para o êxito do empreendimento.
A Mentor Contábil é uma empresa de contabilidade localizada no Tatuapé, em São Paulo, referência no suporte personalizado a clientes que pretendem abrir novos negócios. Entre em contato e solicite uma consultoria contábil especializada!
Deixe um comentário