Mentor Contábil | Contabilidade no Tatuapé SP

Consultoria Contábil Especializada
para Sua Empresa

Ajudamos empresas e prestadores de serviços a solucionar questões tributárias, folha de pagamento, imposto de renda, análise e desempenho da contabilidade.

Qual é a Importância do Planejamento Tributário?

Mentor Contábil | Planejamento Tributário

Em primeiro lugar as obrigações fiscais são um tanto quanto complicadas e podem gerar muitas dúvidas para quem é empreendedor. Por conta disso, muitas empresas acabam esquecendo de pagar tributos e taxas, e isso pode levar a multas e gastos desnecessários.

Contudo para evitar surpresas desagradáveis, fazer um planejamento tributário é essencial e, ao contrário do que muitos pensam, esse planejamento não é válido somente para grandes negócios.

Ainda mais, os pequenos empreendedores podem adotar essa estratégia que visa a redução de custos.

 

O que é o Planejamento Tributário?

Planejamento tributário, ou planejamento fiscal, é uma estratégia que reúne diversos métodos, estudos e ações com o intuito de diminuir os custos fiscais de uma empresa.

Também conhecida como elisão fiscal, essa abordagem consiste em, basicamente, realizar uma análise dos regimes tributários e adequar a empresa a um modelo mais apropriado de pagamento de impostos.

Todavia, o objetivo é reduzir custos de forma totalmente legal, com base no que está previsto na lei. Dentro desse planejamento, existem duas frentes:

Operacional: que estipula os procedimentos para cumprir os prazos e exigências legais.

Estratégico: que analisa e enquadra a empresa dentro das particularidades fiscais, que podem variar de acordo com o seu tipo de negócio, estrutura, modelo de contratação, entre outros.

 

Por que Apostar no Planejamento Tributário?

Agora, o planejamento tributário é uma das estratégias mais importantes na gestão financeira da sua empresa. Reduzindo o valor gasto com tributos, muitas vezes de maneira desnecessária, você evita impactos negativos na receita do seu negócio.

Logo, essa é uma forma de poupar muitos recursos e, por consequência, gerar uma grande economia.

Afinal, você terá agora mais recursos para impulsionar e financiar novos projetos e atividades.

De modo geral, o planejamento tributário bem feito vai reduzir custos, dar impulso para novos investimentos e, como resultado, trazer o crescimento que tanto se espera para a empresa.

Dessa forma, para que isso funcione, tenha um planejamento feito por profissionais capacitados, como os contadores. São eles as pessoas que melhor saberão analisar a realidade do negócio e passar as melhores orientações.

Para traçar essa estratégia, serão analisados dados como o tamanho da empresa, o enquadramento fiscal adotado até o momento, as atividades do negócio, além das ações administrativas e contábeis.

Quais São os Benefícios?

Dentre os principais benefícios da adoção do planejamento tributário, estão:

  1. Redução de gastos;
  2. Realização de um bom orçamento anual para PME;
  3. Otimização das atividades do departamento financeiro;
  4. Melhor escolha do regime tributário (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional);
  5. Aproveitamento de possíveis incentivos fiscais;
  6. Encontrar outros meios permitidos por lei para se isentar de impostos e taxas;
  7. Evitar atrasos ou pagamentos errados de tributos.

Lidar com as questões fiscais de um negócio pode ser uma tarefa complexa, mas, com certeza, é essencial para toda empresa formalizada.

Contar com uma consultoria contábil facilita todo o processo e evita qualquer erro dentro do planejamento tributário e da contabilidade da empresa.

A Mentor Contábil oferece soluções para quem pretende introduzir essa estratégia de negócio, mas não sabe por onde começar.

Continue navegando pelo nosso blog e aproveite para entrar em contato conosco. Somos a melhor empresa de contabilidade do Tatuapé, em São Paulo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat