Dicas para Aumentar a Restituição do seu Imposto de Renda – 2022
Todo ano é a mesma coisa: os contribuintes em geral e os profissionais liberais correm contra o tempo para entregarem o imposto de renda pessoa física no prazo. Outra preocupação recorrente em relação ao IRPF 2022 é a restituição, que corresponde ao valor que foi pago a mais no imposto de renda e que deve ser devolvido ao cidadão.
Em 2022, todas as pessoas que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 devem fazer a declaração de imposto de renda. O prazo limite para envio da declaração é 29 de abril.
Os valores pagos pelos contribuintes são usados para financiar várias áreas estratégicas do país, como a educação, a saúde e a segurança.
Depois de fazer corretamente a declaração do imposto de renda 2022, o contribuinte pode ter um imposto a restituir. Neste caso, tudo o que foi pago de forma excedente no imposto volta à conta do cidadão. Esse valor é corrigido pela taxa Selic.
A restituição é feita de acordo com os lotes divulgados pela Receita Federal. Em 2022, o primeiro lote de restituições será pago em 31 de maio. Uma forma de consultar se o contribuinte possui valores a receber é por meio do aplicativo para pessoa física do governo. Por meio desse app, o contribuinte pode receber um aviso sobre a restituição diretamente em seu celular.
4 Dicas para Aumentar sua Restituição de Imposto de Renda 2022
Para aumentar o valor da restituição de imposto de renda, algumas dicas básicas podem ser bastante úteis. Fazer a declaração de pagamentos realizados na área da saúde, como convênios médicos; ou na área da educação, como os gastos com escolas particulares, é uma das maneiras de aumentar o imposto a restituir.
Vale destacar, no entanto, que, no caso dos gastos com educação, o limite de dedução válido para 2022 é de R$ 3.561,50. Veja mais dicas:
1. Declare Gastos com Pensão Alimentícia
Pensões alimentícias estabelecidas judicialmente podem ser deduzidas do imposto de renda. Em caso de dúvidas, converse com o seu contador de confiança.
2. Doações Podem ser Deduzidas do IRPF
Se você faz doações a instituições sociais ou fundos ligados ao governo, é possível declarar essa prática no imposto de renda para aumentar a sua restituição.
3. Previdência Privada
Os valores destinados a fundos de previdência privada podem ser deduzidos do imposto de renda. É importante consultar as regras e avaliar se a sua previdência privada é PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou FAPI (Fundo de Aposentadoria Programada Individual).
4. Dependentes
As despesas com dependentes também podem ser deduzidas do imposto de renda. Entram na lista de dependentes os filhos, cônjuges, pais e avós.
Tenha apoio profissional na declaração do IRPF 2022
Para não errar na hora de prestar as informações do IRPF 2022, o ideal é contar com o apoio de um escritório de contabilidade. A Mentor Contábil, por exemplo, é uma empresa localizada no Tatuapé, em São Paulo, que pode te ajudar a declarar o imposto de renda com mais assertividade, pontualidade e segurança, garantindo mais chances de aumentar a sua restituição.
Faça contato e saiba mais!
Deixe um comentário