Dicas para você organizar seu fechamento do ano fiscal

Dicas para você organizar seu fechamento do ano fiscal 2

imagem

Quando chega o final do ano, as empresas precisam passar por vários processos. E um deles é o planejamento para o exercício que está por vir e do fechamento do ano fiscal. Vamos aprender mais o que é o fechamento do ano fiscal e também como fazer o fechamento.

O que é fechamento do ano fiscal?

Pense em suas dividas pessoais. Você faz um planejamento mês após mês para organizar suas despesas? Se não faz, deveria começar agora mesmo, pois isso é uma grande ajuda.

Gerenciar o setor financeiro de uma empresa é bem parecido: é necessário criar um planejamento mês após mês, tentando prever alguns custos e despesas que sua empresa terá, além de projetar receitas. Esses indicadores permitem não apenas o acompanhamento do seu desempenho, mas também oferece  dados para a melhoria de decisões por parte dos gestores.

Alguns empreendedores pensam nesse tipo de planejamento começando no dia 1º de janeiro e finalizando após 31 de dezembro. Isso acontece porque o fechamento do ano fiscal no Brasil segue essa regra tradicional.

Mas, é bom frisar, que o ano fiscal não é apenas o período de janeiro à dezembro, mas sim o prazo de 12 meses. Em outros países, ele pode começar em qualquer outro mês do ano. Se ele começar no dia 1º de maio, por exemplo, isso significa que será encerrado no dia 30 de abril do ano seguinte.

Como fazer o fechamento do ano fiscal?

Pode parecer um pouco complexo no início, mas o fechamento do ano fiscal não é um desafio de outro mundo. Para te ajudar, separamos algumas dicas para que sua empresa resolva essa questão com muita facilidade:

Organize os dados da empresa

Uma das maiores dificuldades na hora de realizar o fechamento do ano fiscal é a desorganização. Como se passam 365 dias entre um ano e o outro, é normal que uma parte da sua documentação e das informações acabem se bagunçando fisicamente.

Por esse motivo, mantê-las organizadas é uma forma de ganhar tempo quando precisar virar o exercício. Mantenha os documentos em pastas e de preferencia, tenha uma planilha de acompanhamento de seu resultado.

Contrate uma consultoria contábil

Por mais que você possa executar o fechamento de seu ano fiscal, suas duvidas podem começar a se acumularem. E, na pratica, o caminho mais simples para essa atividade é buscar um escritório de contabilidade.

Ao pedir o suporte de uma empresa especializada, o seu negócio estará em boas mãos. Pois eles cuidaram de todos os detalhes, permitindo assim que você foque exclusivamente nas ações que serão todas no exercício seguinte.

Se esse for o seu caso entre em contato conosco e faça seu orçamento. Podemos de ajudar a alcançar muitos resultados dentro de seu negócio com simplicidade e agilidade.

Agora você já sabe como fazer o planejamento do ano fiscal.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO
Open chat