A diferença entre Mei e Me

imagem

Neste artigo vamos ver quais são as diferenças do Mei e do Me.

Mei e microempresa: quais as suas diferenças?

Esses dois formatos de formalização empresarial apresentam várias diferenças desde o regime tributário. Enquanto para um é obrigatório se encaixar no Simples Nacional, para o outro é possível escolher entre o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

Mas, existem outras diferenças importantes, vejamos:

Mei

O Mei é um tipo de pessoa jurídica que atua por conta própria e tem como faturamento máximo R$ 81 mil ao ano. O empresário não pode ter participação em outro negócio nem contar com a ajuda de um sócio. Em outras palavras, precisa atuar de forma semelhante ao autônomo.

O enquadramento no MEI é feito pelo Portal do Empreendedor, que emite o CNPJ na hora. O restante da formalização é feita pela Prefeitura do município que o empreendedor reside e também na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), se sua atividade for de comércio ou então de indústria.

A partir disso, torna-se possível emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e), sendo que está desobrigado de ter conta corrente pessoa jurídica, porém é sempre recomendado.

A principal característica do microempreendedor individual é a sua carga tributária reduzida e também o sistema de recolhimento único, que é feito por meio de um Documento de Arrecadação Simplificado.

Microempresa

A ME permite um faturamento de até R$ 360 mil por ano. Por ser reconhecido como um empreendimento de porte micro, a sua formalização é mais burocrática e requer a apresentação de um contrato social, que tem que ser registrado na Junta Comercial.

O empresário pode optar por um dos 3 regimes tributários disponíveis:

  • O Simples Nacional: ele é simplificado e tende a ser a melhor opção, devido ao seu recolhimento simplificado de impostos;
  • O Lucro Real: ele calcula os impostos a partir do lucro efetivamente obtido no ano de exercício;
  • O Lucro Presumido: ele faz a contabilização dos tributos a partir de uma tabela predeterminada.

A microempresa pode ter vários empregados, sem nenhuma limitação. A gestão contábil exige a contratação de um contador para o cumprimento das obrigações mensais da empresa.

Agora você já sabe qual é a diferença entre Mei e Me.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO