Mentor Contábil | Contabilidade no Tatuapé SP

Consultoria Contábil Especializada
para Sua Empresa

Ajudamos empresas e prestadores de serviços a solucionar questões tributárias, folha de pagamento, imposto de renda, análise e desempenho da contabilidade.

Como reduzir custos com as compras de sua empresa?

Neste artigo vamos ver como reduzir custos com as compras de sua empresa com algumas dicas.

Organize o setor de Compras

Esse departamento muitas vezes é entendido como um setor das despesas.

Quando isso acontece, a equipe acaba deixando de contribuir com o restante da organização, o que ocasiona diversos problemas e causa também o aumento de custos.

A dica é manter os processos de compra planejados com eficiência para mudar esse cenário, reduzir custos e também transformar o setor de Compras em uma área estratégica.

Otimize a gestão do estoque

Os produtos armazenados geram custos para a sua empresa.

É importante ter um bom equilíbrio para evitar a falta deles, o que pode levar à perda de negócios e também de oportunidades e, ao mesmo tempo, evitar gastos excessivos com o estoque.

O ideal é contar com um software que permita gerenciar essa questão. Porém, você também precisa avaliar outros elementos. É preciso analisar o histórico de vendas e identificar os produtos que têm mais giro e os que possuem menos.

Aproveite para identificar períodos de sazonalidade, quando as vendas de determinado item aumentam ou então diminuem.

Desse modo, você pode se planejar para essas situações e fazer um gerenciamento de estoque mais eficiente.

Selecione fornecedores adequados

Esses parceiros devem ser estratégicos, pois ajudam a manter a qualidade dos seus produtos e serviços e assegurar a entrega dos itens no prazo.

Sendo assim, escolher os melhores fornecedores é muito importante.

Além de tudo isso, é necessário fazer um bom processo de avaliação e homologação de fornecedores, que contempla a análise da saúde financeira, cobertura geográfica, cumprimento a normas de qualidade, flexibilização de pagamentos e também referências positivas de outros clientes.

Crie indicadores e gerencie os resultados

O gerenciamento só pode ser feito se você acompanhar todos os resultados. É necessário estabelecer metas para todos os setores, especialmente para o setor de compras, que abrange investimentos financeiros.

Os indicadores são uma forma de avaliar o alinhamento dos processos e também de verificar se os resultados são condizentes ao esperado.

Quando algo errado for identificado, será possível ajustar no tempo adequado, evitar falhas, reduzir custos e até aprimorar os procedimentos em ciclos contínuos.

Agora você já sabe como reduzir custos com as compras de sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat