A importância de um contador para sua empresa

A importância de um contador para sua empresa 2

Neste artigo vamos ver qual a importância do contador em sua empresa.

Contador e sua importância

O contador possui funções essenciais, como compreender a legislação (fiscal, trabalhista, tributária e também previdenciária), apurar resultados, calcular impostos e liderar a tomada de decisões nas movimentações financeiras de sua empresa. O profissional também poderá participar tanto da definição dos preços, visando uma maior margem de lucro, quanto na intervenção de processos de aquisição.

Para que detalhes importantes da parte administrativa não sejam deixadas de lado, um contador é peça fundamental em sua empresa. Também como consultor focado na manutenção da empresa dentro dos procedimentos estipulados para este fim.

Os empreendedores que exercessem a contabilidade de forma funcional, geralmente, não conseguem conciliar a função com outras tarefas importantes que envolvem a gestão de um negócio. Além do desgaste, é muito provável que as atividades não sejam executadas com a mesma qualidade de um profissional que esteja 100% focado apenas na área contábil e administrativa.

Lidar com a contabilidade, independentemente do tamanho da empresa, exige conhecimento e profissionalismo para que o setor se mantenha bem equilibrado. Arriscar-se em projetos guiados pela contabilidade, significa agir com mais segurança e convicção.

É papel do profissional, é saber como evitar possíveis fraudes ou erros praticados com dolo e não compactuar com a arbitrariedade fiscal, evitando assim procedimentos viciosos, além de manter uma prática saudável de registros contábeis, garantindo assim, provas a favor da empresa em caso de necessidade.

3 dicas para levar em conta na hora de contratar um contador

Busque indicações

O contador será responsável por toda a rotina financeira de sua empresa. Por isso, sempre procure referências da consultoria contábil e/ou do profissional que contratar. Afinal, qualquer deslize pode causar prejuízos e o enfraquecimento da sua marca no mercado.

Exija relatórios mensais

É importante ter um profissional de confiança à frente das finanças, mas acompanhar o trabalho é muito importante. Por isso, peça balanços e dados mensais para avaliar o desempenho do seu negócio.

Aposte em profissionais atualizados e comprometidos

A legislação brasileira passa por constantes mudanças. Sendo assim, verifique se o funcionário escolhido está bem atualizado com todas as alterações das tributações.

Agora você já sabe qual a importância de um bom contador em sua empresa, e também algumas dicas para levar em conta na hora de escolher seu profissional.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO
Open chat