Como fazer uma boa gestão financeira na sua empresa?

Como fazer uma boa gestão financeira na sua empresa? 2

imagem

Neste artigo daremos algumas dicas valiosas para uma boa gestão financeira.

Seja profissional e organizado

Organização e profissionalismo são pré-requisitos para realizar uma boa gestão financeira. Isso passa inicialmente, pela separação completa das finanças da empresa e das despesas dos sócios. Não é aconselhável e também adequado misturar as contas da pessoa jurídica e da física, a distribuição de lucros deve ser realizada de maneira profissional e dentro das normas legais vigentes.

Gerenciar seu negócio com seriedade também envolve não perde recursos para a falta de organização. Mantenha sempre a documentação e relatórios financeiros da sua empresa em dia para evitar perda de tempo. É importante garantir a aplicação de boas práticas empresarias, evitando o desperdício.

Mantenha-se atualizado

Por mais que se aprenda com a prática, o gestor deve estar atento ás novas teorias e ferramentas de gestão financeira. Mantenha-se sempre atualizado com as informações.

Tenha um planejamento estratégico

Para que seu negócio evolua, é necessária uma análise de sua posição no mercado e estipular metas e prazos para crescer. Com objetivos claros, é possível planejar e direcionar os recursos de maneira que eles sejam atingidos.

O planejamento estratégico deve trabalhar junto com a gestão financeira para o crescimentos de seu negócio.

Use ferramentas financeiras

Um trabalho bem executado exige a utilização de ferramentas bem eficientes. Na gestão financeira não é diferente. Por isso procure usar sempre as melhores ferramentas teóricas e práticas para manter o setor atuando em alto nível de confiabilidade.

Uma das ferramentas mais evidente é o fluxo de caixa. Com ele, é possível saber o valor disponível nos cofres da empresa ao longo do tempo, garantindo que haverá o dinheiro necessário na hora de realizar um investimento, por exemplo.

Ferramentas tecnológicas também fazem parte de um setor financeiro eficiente. Softwares de gestão e de controle evoluem e são atualizadas constantemente. Definitivamente trata-se de algo que merece atenção de todo tipo de empreendedor.

Faça integração com o seu contador

A integração contábil garante uma conexão entre as diversas áreas da sua empresa e o financeiro. Por meio da integração, o contador tem acesso aos dados, em alguns casos, assim que eles são inseridos no sistema ERP ou então simular utilizado pela empresa.

O acesso facilitado aos dados evita perda de tempo e erros de digitação na transferência das informações da empresa para o escritório.

Agora você já sabe como fazer uma boa gestão financeira na sua empresa

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO
Open chat