Planejamento tributário

Planejamento tributário 2

imagem

O planejamento tributário vai tratar de fazer a escolha do regime tributário certo para o seu negócio, visando sempre com que a sua empresa pague menos impostos.

Vamos ver mais sobre planejamento tributário voltado para a engenharia civil.

Impostos na construção civil

É muito importante conhecer os três tipos de regime tributário que estão presentes no momento:

Simples nacional;

Lucro presumido;

Lucro real.

O simples nacional a principio é a opção mais vantajosa, no primeiro momento, considerando um faturamento médio de até R$ 15.000,00 por mês. Nos primeiros 12 meses sua empresa vai estar sujeita ao pagamento equivalente a 4,5%, essa opção é muito vantajosa principalmente no inicio de um negócio.

Conforme o faturamento for crescendo é necessário o acompanhamento para analisar a necessidade de uma possível mudança tributária.

No caso do Lucro presumido, é calculada mediante uma estimativa mensal, uma presunção, baseada num cálculo da média nacional do setor, no lucro presumido a carga tributária mensal pode variar dependendo do município.

A somatória de todos os impostos mensais sobre o faturamento pode variar entre 13,33% e 16,33%, se tornando não tão vantajoso a principio, lembrando que cada caso, cada empresa deve ser analisada pelo Contador especialista antes de escolher a melhor opção.

O Lucro real não se faz interessante para o seguimento de construção civil, já que o lucro real é mais adequado para empresas com uma margem de lucro liquido muito pequena.

Existe outra opção, as empresas de construção civil que trabalham com incorporação imobiliária, podem diminuir os seus impostos fazendo a opção pelo RET – Regime especial tributário do patrimônio de afetação.

No regime RET, será possível pagar uma carga tributária de 4% sobre as suas receitas, nessa alíquota já estão incluídos todos os impostos sobre a receita total.

A grande e principal diferença entre todos esses regimes é o limite do faturamento. Esse é um critério importante para fazer a escolha e os Impostos na construção civil serem os menores possíveis para sua empresa.

Meu trabalho por aqui esta encerrado, pois agora você já sabe mais sobre planejamento tributário voltado para a construção civil.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO
Open chat