Revisão tributária: o que é?

Revisão tributária: o que é? 2

imagem

Você sabe o que é revisão tributária e como ela pode ajudar em sua empresa? Veja mais a seguir.

O que é revisão tributária?

A revisão tributária consiste na apuração detalhada de todos os impostos que precisam ser pagos por uma determinada empresa. É a melhor ferramenta para conhecer os riscos e também as oportunidades tributárias, além de garantir a conformidade dos processos.

Como a revisão tributária pode ajudar sua empresa?

Veja a seguir:

Recuperação de impostos

Quando é realizada referente a períodos já apurados e fechados, a revisão tributária ajuda as organizações e identificarem possíveis valores “deixados na mesa”. Em outras palavras, a empresa pode reconhecer débitos indevidos que devem ser restituídos ou então créditos fiscais quem podem ser legalmente apropriados.

Assim que a Irregularidade é identificada, o passo seguinte é estudar os problemas enfrentados e elaborar um plano de ação com o objetivo de aproveitar as oportunidades mapeadas.

Prevenções contra autuações fiscais

Assim como pagar valores referentes a impostos indevidos prejudica a competitividade de qualquer negócio, deixar de pagá-los pode levar ao encerramento das operações do empreendimento.

A auditoria de tributos mostra-se um importante elemento preventivo de situações, capaz de fornecer as finanças da empresa e orientar os responsáveis desde o planejamento tributário até a execução das revisões periódicas.

Como funciona a revisão tributária?

Os consultores contratados “mergulham” a fundo no conhecimento detalhado do negócio, entendendo todo o fluxo, a começar pelo processo de compra, passando pela área produtiva e chegando a entre final do produto ou do serviço.

Após a compreensão do modelo do negócio, ou do serviço tem como foco a recuperação de todos os tributos incidentes, observando o preenchimento correto das obrigações acessórias.  Ao final é realizado um exercício de planejamento tributário, em que se testa a melhor opção de pagamento de tributos cabível à empresa.

Os principais procedimentos da revisão tributária são:

Carga tributária e registros contábeis;

Análise de regime de tributação;

Documentos fiscais;

Relatórios de inconsistências;

Contas de resultado e custos de produção;

Conciliação das declarações fiscais apresentadas pela companhia;

Formas adotadas para a apuração dos tributos; identificação de créditos e débitos por nível de risco, como possíveis penalidades.

Agora você já sabe o que é revisão tributária e como ela pode ajudar em sua empresa.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO
Open chat