O que é Lucro Real?
Neste artigo vamos ver mais a respeito do lucro real, como funciona, como calcular e muito mais.
Como funciona o lucro real?
O lucro real é calculado com base no lucro contábil da empresa. Este valor é obtido depois que é feita a contabilidade da empresa em um certo período. Soma-se ao valor do lucro os ajustes fiscais que são previstos por lei.
Muitos tipos de empresas devem obrigatoriamente adotar este regime tributário, já que ele é o regime geral de tributação. A lei prevê quais são:
Bancos, empresas e cooperativas de créditos, financeiras, gestoras de crédito imobiliário, corretoras de câmbio, empresas de seguros e outras empresas semelhantes,
- Empresas que são ligadas ao agronegócio,
- Empresas que recebam algum tipo de isenção ou então benefício fiscal,
- Empresas de factoring (concessão de crédito a curto prazo para bens ou serviços, para empresas em situações de dificuldade financeira),
- Empresas que possuam lucro ou então recebam capital de fora do país,
- Sociedades de Propósito Específicas que usem o modelo Simples Nacional.
Como calcular o lucro real?
O cálculo do lucro real é feito com base nos valores do lucro líquido da empresa.
O primeiro passo para fazer a contabilidade do lucro real é apurar o valor do faturamento total da empresa no período, em outras palavras, calcular o montante recebido pelas atividades da empresa na venda de seus produtos ou serviços. Depois, devem ser deduzidos desse valor os gastos e despesas feitos pela empresa para o seu funcionamento, como manutenção e pagamento de funcionários.
O valor final obtido deste cálculo corresponde ao lucro real da empresa. O IRPJ da empresa será calculado com base neste valor.
Qual o período para o cálculo do lucro real?
O período do cálculo pode ser feito de duas formas: uma vez ao ano (anualmente) ou então a cada período de três meses (trimestralmente).
Cálculo do IRPJ
Já o cálculo do Imposto de Renda deve ser feito a cada período de três meses, com datas que estão estabelecidas na lei, sendo a alíquota de 15% sobre o lucro real.
Qual a vantagem do lucro real?
A primeira vantagem que pode ser apontada é o fato de que o valor da base de cálculo é feito sobre o verdadeiro lucro obtido pela empresa, com base nos dados que são obtidos depois que é feita a contabilidade de lucros e de despesas. Dessa forma, além de corresponder à realidade do lucro, a tributação é mais justa.
Uma outra vantagem do lucro real é a possibilidade de não pagar o IRPJ em algum período, quando há prejuízo fiscal, que ocorre quando o lucro da empresa é negativo, em outras palavras, quando não há lucro. Quando ocorre este prejuízo existe a possibilidade de não fazer o pagamento do Imposto de Renda da empresa, já que o cálculo é feito sobre o lucro real.
Nessa situação ainda tem outra vantagem, já que a lei permite que, em situações de prejuízo fiscal, a empresa pode fazer a compensação do valor do prejuízo nas próximas apurações de lucro.
A empresa que opta pelo lucro real também pode ter direito a alguns benefícios fiscais e tributários, como o direito de deduzir do Imposto de Renda valores que sejam usados para financiamento de projetos culturais, programas de saúde e doações, entre outros.
Agora você já sabe muito mais sobre o Lucro Real.
Deixe um comentário