Quais documentos devo entregar ao contador?

imagem

Neste artigo vamos ver quais são os documentos que o empreendedor deve entregar ao seu contador.

Movimento Trabalhista

É todo documento que esteja relacionado à contratação de mão de obra.

Recibos de pagamentos a funcionários: Salários, Férias e vale transporte.

Comprovantes: Atestado médico de funcionários e licença médica, (comprovantes que poderiam alterar a remuneração do funcionário.

Guia de impostos de contribuição: FGTS, Contribuição Sindical, INSS.

Movimento Fiscal

São todos aqueles documentos que você precisa levar para o contador para que ele possa manter suas obrigações fiscais em dia. Veja alguns exemplos de documentos fiscais:

Comprovantes de pagamentos de impostos: DARF, DAS e também de impostos pagos;

Notas fiscais: De serviços prestados e tomados. Notas fiscais de entrada e saída, notas fiscais de conhecimentos de transporte e compras de bens para a empresa;

Arquivos Eletrônicos:  Arquivo XML’s das notas fiscais; Arquivos do Sped Fiscal e qualquer outro arquivo eletrônico de notas fiscais.

Movimento Contábil

São documentos que não podem ser considerados fiscais nem trabalhistas, ou seja, são documentos que envolvem toda movimentação financeira da empresa e precisam ser registrados. Entre eles se destaca:

Arquivos eletrônicos: como controle de caixa e extratos bancários em ofx.

Comprovantes diversos de receitas e despesas.

Recibos e Contratos: de honorários, de  despesas diversas e contratos a pagar de Locação;

Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Posição de Empréstimos e também Desconto de Duplicatas.

Controle de Estoque

É o inventario de uma empresa. Ele é vital para a empresa saber o que tem disponível. Por este motivo ele é o mais importante por fazer um bom controle de estoque, dessa forma o empresário sabe o que ainda tem em mãos e o que foi vendido.

E com base nisso decidir o que fará para melhorar ainda mais as vendas e ter mais lucro ou então que ajuste será necessário em caso de muita mercadoria parada. Por isso é importante sempre fazer um Livro inventário.

É uma obrigação legal ter o Livro Inventário disponível. Portanto é necessário ter o controle de estoque e o Livro Inventário para entregar ao contador.

Para um empresário saber lidar com tantas siglas e documentos com nomes difíceis, isso torna mais complicado poder se concentrar no seu próprio negócio e também em como o empresário irá fazer para ter lucro e sucesso em suas vendas.

Além disso, a empresa precisa estar em dia com todas as obrigações legais. E isso é um trabalho bem difícil, por isso é importante existir uma boa parceria entre empresário e seu contador.

Agora você já sabe os documentos que são necessários ser entregues ao contador.  

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO
Open chat