Parceria Contábil Especializada para Impulsionar sua Empresa

Mentor Contábil: Transformando desafios em oportunidades com serviços contábeis sob medida. Do imposto de renda à regularização de obras, gestão de folha de pagamento e análise de desempenho contábil, adaptamos nossas soluções às necessidades do seu negócio.

Dicas para avaliar à saúde de sua empresa

Neste artigo vamos ver algumas dicas para que você possa avaliar se sua empresa está com uma boa saúde financeira.

Faturamento

Você talvez pense que é muito óbvio acompanhar o faturamento de sua própria empresa, mas muitos empresários não dão o devido valor para o faturamento.

Esse indicador da empresa é muito útil para que possa ser feito comparações com as metas estabelecidas para o momento, descobrir se você precisa realizar estratégias ou não, e também buscar novos clientes para que sua empresa tenha o lucro esperado no final do mês e no final do ano.

Índice de endividamento

Esse índice é essencial para avaliar a saúde financeira de sua empresa, pois ela revela o quanto seus negócios utilizam de recursos próprios para que possa desenvolver suas atividades e o quanto é proveniente de empréstimos e também de financiamentos.

Para calculá-lo, é preciso buscar os ativos e os passivos no balanço patrimonial. Divide-se o total do passivo pelo total do ativo e depois se multiplica o resultado por 100. Dessa forma, é obtido o percentual do índice de endividamento de sua empresa.

Ticket Médio

Principalmente em empresas do setor varejista, este indicador refere-se ao valor médio de cada venda efetuada.

Para um gestor, este cálculo pode ajudar a identificar, seus melhores vendedores (caso seja calculado sobre cada um dos funcionário). Seu resultado ajuda a tomar decisões, indicando se há necessidade de adotar novas estratégias de marketing, reforçar a equipe de vendas, e vários outros aspectos.

Custo fixo

Os valores do custo fixo precisam ser preciso para que a saúde financeira da empresa seja avaliada com exatidão. Isso porque eles representam as despesas que não variam independente da situação financeira da sua empresa, ou seja, mesmo que o faturamento de sua empresa seja maior ou menor em um determinado mês.

Os custos fixos precisam ser estáveis, porque seu aumento pode interferir diretamente na lucratividade e tornar seu negócio inviável.

Prazos de recebimento

Se o faturamento estiver no caminho certo, ainda há algo a se pensar: o tempo necessário para que todo esse dinheiro realmente esteja disponível. Uma coisa é vender, e outra, bem diferente, é receber o valor correspondente da venda. A análise dos prazos de recebimento define se há uma demora fora do normal, ou aceitável para que a empresa receba pelo produto ou então do serviço comercializado.

Agora você já sabe como avaliar se sua empresa está com uma boa saúde financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.