Planejamento financeiro empresarial: dicas para te ajudar a começar bem o ano
Todo começo de ano é a época em que o gestor senta com toda sua equipe para fazer o tão famoso planejamento financeiro empresarial. Vejamos algumas dicas de como fazer um bom planejamento empresarial.
Faça o levantamento das dívidas de seu negócio
Embora muitas vezes seja preciso contrair dívidas para manter o negócio funcionando, principalmente para quem está no começo, não saber administrar as contas a pagar pode ser um problema para o ciclo operacional dos negócios.
É preciso que o empreendedor faça um orçamento detalhado, listando as receitas, custos e também as despesas de janeiro a dezembro de cada ano. Dessa forma, é possível acompanhar se realmente os gastos estão dentro dos limites previstos no planejamento e, no caso de atrasos, possibilita que o gestor possa verificar os prazos e também as taxas de juros de cada dívida.
Se você não tem como pagar todas suas dívidas de uma só vez ou está com problemas de mantê-las em dia, dê preferência para aquelas cujo pagamento tem piores condições, ou seja, que têm juros muito mais altos. Desse modo você diminuirá o montante a ser pago mês a mês e terá suas contas em dia.
Tenha sempre em mente que dívidas sugam todo o lucro da empresa. Por isso, além de um bom planejamento, é essencial estabelecer uma boa reserva para não correr o risco de se “auto sabotar” ao assumir empréstimos que talvez não possam ser honrados futuramente.
Estabeleça metas
Por mais importante que seja um bom planejamento, sem o estabelecimento de metas específicas ele será inútil. Para que o gestor consiga definir quais são as metas que a empresa deseja alcançar no futuro, é essencial avaliar as condições financeiras do momento, com o intuito de saber quais são as prioridades.
Assim, antes de começar a delinear o planejamento financeiro empresarial é preciso pensar muito bem quais são as metas que sua empresa deseja alcançar, o que funciona basicamente como um guia para a sua companhia.
É no planejamento financeiro empresarial que o empreendedor deverá esmiuçar todos os passos necessários para o alcance dessas metas, bem como os prazos e também os colaboradores responsáveis. Por meio desses registros, é possível fazer o monitoramento do progresso de cada etapa e também estabelecer novas estratégias no caso de descumprimento ou mudança de rota.
Acompanhe constantemente seu planejamento
Não basta apenas elaborar um bom planejamento financeiro empresarial; é preciso também acompanhar todos os resultados para saber se a empresa está no caminho certo.
O grande erro de muitos empreendedores é deixar de mensurar os resultados do planejamento financeiro, seja por esquecimento, falta de tempo ou até mesmo por acreditar não ser importante.
Acompanhar relatórios mensais e utilizar KPIs, indicadores de performance, para medir os resultados são passos essenciais para direcionar melhor as ações e estratégias do negócio.
Agora você já sabe algumas dicas para fazer um bom planejamento financeiro empresarial.
Deixe um comentário