Mentor Contábil | Contabilidade no Tatuapé SP

Consultoria Contábil Especializada
para Sua Empresa

Ajudamos empresas e prestadores de serviços a solucionar questões tributárias, folha de pagamento, imposto de renda, análise e desempenho da contabilidade.

Planejamento financeiro empresarial: dicas para te ajudar a começar bem o ano

Todo começo de ano é a época em que o gestor senta com toda sua equipe para fazer o tão famoso planejamento financeiro empresarial. Vejamos algumas dicas de como fazer um bom planejamento empresarial.

Faça o levantamento das dívidas de seu negócio

Embora muitas vezes seja preciso contrair dívidas para manter o negócio funcionando, principalmente para quem está no começo, não saber administrar as contas a pagar pode ser um problema para o ciclo operacional dos negócios.

É preciso que o empreendedor faça um orçamento detalhado, listando as receitascustos e também as despesas de janeiro a dezembro de cada ano. Dessa forma, é possível acompanhar se realmente os gastos estão dentro dos limites previstos no planejamento e, no caso de atrasos, possibilita que o gestor possa verificar os prazos e também as taxas de juros de cada dívida.

Se você não tem como pagar todas suas dívidas de uma só vez ou está com problemas de mantê-las em dia, dê preferência para aquelas cujo pagamento tem piores condições, ou seja, que têm juros muito mais altos. Desse modo você diminuirá o montante a ser pago mês a mês e terá suas contas em dia.

Tenha sempre em mente que dívidas sugam todo o lucro da empresa. Por isso, além de um bom planejamento, é essencial estabelecer uma boa reserva para não correr o risco de se “auto sabotar” ao assumir empréstimos que talvez não possam ser honrados futuramente.

Estabeleça metas

Por mais importante que seja um bom planejamento, sem o estabelecimento de metas específicas ele será inútil. Para que o gestor consiga definir quais são as metas que a empresa deseja alcançar no futuro, é essencial avaliar as condições financeiras do momento, com o intuito de saber quais são as prioridades.

Assim, antes de começar a delinear o planejamento financeiro empresarial é preciso pensar muito bem quais são as metas que sua empresa deseja alcançar, o que funciona basicamente como um guia para a sua companhia.

É no planejamento financeiro empresarial que o empreendedor deverá esmiuçar todos os passos necessários para o alcance dessas metas, bem como os prazos e também os colaboradores responsáveis. Por meio desses registros, é possível fazer o monitoramento do progresso de cada etapa e também estabelecer novas estratégias no caso de descumprimento ou mudança de rota.

Acompanhe constantemente seu planejamento

Não basta apenas elaborar um bom planejamento financeiro empresarial; é preciso também acompanhar todos os resultados para saber se a empresa está no caminho certo.

O grande erro de muitos empreendedores é deixar de mensurar os resultados do planejamento financeiro, seja por esquecimento, falta de tempo ou até mesmo por acreditar não ser importante.

Acompanhar relatórios mensais e utilizar KPIs, indicadores de performance, para medir os resultados são passos essenciais para direcionar melhor as ações e estratégias do negócio.

Agora você já sabe algumas dicas para fazer um bom planejamento financeiro empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *